segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Taffarel é eleito o décimo melhor goleiro da história

E que grande injustiça! Sinceramente eu admiro muito o futebol do Casillas. Mas o Taffarel foi melhor do que todos estes 9 que apareceram à frente dele. Ele deixou saudades por aqui pelo excepcional jogador que foi e ser humano que é.

Enquanto jogador, basta olharmos os títulos, a carreira, as defesas e toda a sua história. Enquanto ser humano, existem os depoimentos dos funcionários dos clubes e até colegas de clubes adversários.

Os 10 melhores segundo o ranking do IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, traduzindo para o português):
01. Gianluigi Buffon (ITA) - 78 pontos
02. Peter Schmeichel (DIN) - 69
03. Iker Casillas (ESP) - 63
04. Oliver Kahn (ALE) - 62
05. José Luis Chilavert (PAR) - 58
06. Walter Zenga (ITA) - 55
07. Edwin van der Sar (HOL) - 53
08. Petr Cech (RTC) - 44
09. Michel Preud'homme (BEL) - 43
10. Taffarel (BRA) - 40

Jamais vou esquecer quando ele foi campeão da Copa da UEFA 2000 pelo Galatasaray fechando o gol e garantindo o único título continental de um clube grego. Mas o mais marcante foi o que aconteceu na sequência. Logo após a conquista desta Copa da UEFA, ele foi convidado por um rival nosso aqui na capital mineira para ser o titular da camisa 1. Ele agradeceu o convite e disse que jamais jogaria em um rival de Inter ou Galo aqui no Brasil em respeito à sua história envolvendo estes clubes. Disse que existem coisas que não se faz nem por muito dinheiro.

Esta é uma atitude que demonstra o que é ter carater e respeito pelas pessoas. Não importa a posição nos rankings feitos por aí. Para mim, Cláudio André Mergen Taffarel será sempre o dono da camisa 1 em qualquer seleção e de qualquer tempo. Saí que é suuuua Taffareeeeelllll!

Nenhum comentário:

Postar um comentário