quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Time deve ser mudado para pegar o Tupi

Hoje (29/01) foi dado outro coletivo na Cidade do Galo e o técnico Emerson Leão repetiu a formação da tarde de ontem, onde havia feito duas alterações em relação ao time que disputou o clássico contra o América no último domingo. Parece que Júnior e Renan ganharam as vagas de Thiago Feltri e Júnior Carioca.

No coletivo, os titulares venceram por 4 a 2. O destaque ficou por conta do atacante Diego Tardelli que marcou duas vezes.

As alterações deverão ser mantidas para a partida contra o Tupi, neste sábado, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro, em Juiz de Fora.

O Galo deverá entrar em campo assim escalado: Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Renan, Carlos Alberto, Márcio Araújo e Lopes; Éder Luís e Diego Tardelli.

No dia 08/01 eu havia sugerido a seguinte escalação: Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior (Thiago Feltri); Rafael Miranda, Carlos Alberto, Renan (Serginho), Renan Oliveira (Lopes); Éder Luis e Diego Tardelli.
Considerando que Renan Oliveira está com a seleção sub-20 e Serginho e Rafael Miranda estão machucados, até que o time que deve ser escalado é o que eu tinha dado como base para o ano. Vamos ver se renderá o esperado.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Começou a temporada

Agora já é pra valer! Foi dada oficialmente a largada para a temporada 2009. E a nossa estreia não foi das melhores...

Errando muito devido à falta de entrosamento, o Galo não conseguiu chegar ao gol do coelho. Na única oportunidade real que tivemos (uma jogada 100% base: Éder Luiz, Tchô, Raphael Aguiar), a finalização do Raphael Aguiar foi em cima do veterano goleiro Flávio.

Por ter errado muito, o placar acabou sendo justo.

Mas acredito que, pela quantidade de modificações em relação à temporada passada e por como a mesma foi conduzida, o prazo para que o time chegue na sua real condição para a temporada deste ano seja o final da primeira fase do Mineiro. Aí já haverá condicionamento físico, disciplina tática, conjunto, entrosamento, padrão de jogo.

O que parece não ter mudado em relação às outras temporadas são os erros. "Penaltizinho sem vergonha" marcado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro lá em Uberlândia. E ainda veio acompanhado de expulsão para ver se ajudava mais um pouco. Muito difícil o futebol no Brasil! Sim, no Brasil. Lá no Rio, até o presidente da comissão de arbitragem ficou com vergonha do descaramento dos árbitros dos jogos de bostafogo e framerda. Ele deu um recado, tipo assim: "pode ajudar, má tente ser mar dixcreto porra!".

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

As 12 camisas mais bonitas do mundo. Vote!

A camisa do centenário do Galo participa de uma eleição para escolher entre as 12 camisas mais bonitas do mundo.

A enquete é realizada por um site inglês e até o momento temos os seguintes resultados:

Best Club Home Shirt 2008

  • Atletico Mineiro (86.0%, 743 Votes)
  • Motherwell (11.0%, 92 Votes)
  • Boca Juniors (1.0%, 5 Votes)
  • Juventus (1.0%, 5 Votes)
  • West Bromwich Albion (0.0%, 4 Votes)
  • Bayern Munich (0.0%, 4 Votes)
  • Portsmouth (0.0%, 3 Votes)
  • Fulham (0.0%, 2 Votes)
  • AC Milan (0.0%, 2 Votes)
  • Barcelona (0.0%, 2 Votes)
  • Arsenal (0.0%, 2 Votes)
  • Club America (0.0%, 1 Votes)

Total Voters: 869

Quem quiser votar terá que criar uma conta no site (gratuitamente). Segue o caminho para a votação: http://www.football-shirts.co.uk/fans/best-club-home-shirt-2008-vote_1919

Terceiro

O Galo derrotou o Peñarol por 4 a 1, no estádio Centenário em Montevidéu, e garantiu a terceira colocação do Torneio Verão, na noite desta quarta-feira (21/01/2009).

E mais uma vez o que vi me deixou otimista em relação ao desempenho para esta temporada. Melhor ainda porque veio com uma vitória incontestável diante do Peñarol e em Montevidéu.

Neste jogo, o time inteiro mereceu destaque enquanto equipe. Poucas oportunidades dadas ao adversário e jogadas bem trabalhadas para chegar ao ataque.

Faltou velocidade em alguns momentos, mas acho que devido à falta de entrosamento, que virá naturalmente com o decorrer dos jogos.

Impossível não destacar as seguintes atuações individuais:
- Juninho: parece ter voltado à velha forma. Bem posicionado, bem condicionado e muito seguro;
- Leandro Almeida: tem melhorado muito seu futebol, desenvolvendo todo o seu potencial. É seguramente um dos melhores zagueiros atuando hoje no futebol brasileiro;
- Carlos Alberto: jogando de volante tem enorme destaque. Marca bem, sai bem para o jogo e aparece bem como surpresa na frente;
- Lopes: se tinha me surpreendido no jogo de domingo, desta vez apenas confirmou a surpresa. Passei a esperar mais dele e ele correspondeu. Muito inteligente, habilidoso e parece estar com muita vontade. Tem tudo para ser um diferencial no Galo;
- Diego Tardelli: veio como a grande contratação e tem correspondido. Tem muita visão de jogo, técnica, oportunismo e frieza. Até o meio do ano já estará valendo o triplo do que o Galo pagou por ele.

Domingo teremos o coelhinho pela frente. E se o "Sobrenatural de Almeida" não atuar, acho que uns 4 ou 5 a zero seria um placar normal.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Taffarel é eleito o décimo melhor goleiro da história

E que grande injustiça! Sinceramente eu admiro muito o futebol do Casillas. Mas o Taffarel foi melhor do que todos estes 9 que apareceram à frente dele. Ele deixou saudades por aqui pelo excepcional jogador que foi e ser humano que é.

Enquanto jogador, basta olharmos os títulos, a carreira, as defesas e toda a sua história. Enquanto ser humano, existem os depoimentos dos funcionários dos clubes e até colegas de clubes adversários.

Os 10 melhores segundo o ranking do IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, traduzindo para o português):
01. Gianluigi Buffon (ITA) - 78 pontos
02. Peter Schmeichel (DIN) - 69
03. Iker Casillas (ESP) - 63
04. Oliver Kahn (ALE) - 62
05. José Luis Chilavert (PAR) - 58
06. Walter Zenga (ITA) - 55
07. Edwin van der Sar (HOL) - 53
08. Petr Cech (RTC) - 44
09. Michel Preud'homme (BEL) - 43
10. Taffarel (BRA) - 40

Jamais vou esquecer quando ele foi campeão da Copa da UEFA 2000 pelo Galatasaray fechando o gol e garantindo o único título continental de um clube grego. Mas o mais marcante foi o que aconteceu na sequência. Logo após a conquista desta Copa da UEFA, ele foi convidado por um rival nosso aqui na capital mineira para ser o titular da camisa 1. Ele agradeceu o convite e disse que jamais jogaria em um rival de Inter ou Galo aqui no Brasil em respeito à sua história envolvendo estes clubes. Disse que existem coisas que não se faz nem por muito dinheiro.

Esta é uma atitude que demonstra o que é ter carater e respeito pelas pessoas. Não importa a posição nos rankings feitos por aí. Para mim, Cláudio André Mergen Taffarel será sempre o dono da camisa 1 em qualquer seleção e de qualquer tempo. Saí que é suuuua Taffareeeeelllll!

Desastre?!

Desastrosa a estreia do Galo na temporada? Na minha opinião, claro que não.

O jogo foi apenas o primeiro de um grupo que começou a se aprensetar 10 antes da partida. Casos como o de Renan e Diego Tardelli foram piores: eles treinaram 4 dias somente com o grupo antes da viagem.

A importância da partida seria somente para começarmos a ver se os jogadores do time têm potencial para formar uma equipe competitiva nesta temporada. E neste aspecto fiz as seguintes observações:
- Juninho: apesar dos 4 gols esteve seguro. Não deve ser problema para a temporada;
- Leandro Almeida: está em grande fase. Apareceu muito bem, com boa colocação e desarmes precisos. Apenas acho que de vez em quando da um branco nele e algumas faltas desnecessárias são cometidas;
- Marcos: grande decepção, esteve péssimo. Cometeu erros infantis como se estivesse começando a carreira. Reforçou minha ideia de que a saída do Vinícius era equivocada;
- Welton Felipe: melhorou com a saída do Marcos. Cometeu um pênalti infantil e deve ser alertado sobre isto;
- Carlos Alberto: melhorou quando passou a ser volante. Pareceu ser um bom jogador para completar o meio campo do Galo;
- Renan: estava escondido até fazer a besteira do gol. Depois parece que ficou nervoso. Não o condeno pelo erro e até acho que poderá ser firmar no meio campo;
- Rafael Miranda: ficou muito tempo sem jogar e estranhou a formação (tática e colegas de trabalho). Em breve voltará a ser o grande jogador que já mostrou ser;
- Júnior: completamente deslocado. Acho que ele até quebraria um galho na armação, quando já tiver se acostumado com todo mundo, mas por enquanto terá que disputar posição na lateral;
- Thiago Feltri: muita disposição, mas precisa corrigir os fundamentos;
- Éder Luís: meio sumido, ainda se adaptando ao grupo. Acredito que será um dos grandes nomes deste time;
- Diego Tardelli: mostrou que está pronto para assumir a responsabilidade que já recebeu e será o referencial da equipe na temporada. Oportunista, inteligente, frio. Tem tudo para fazer história com o Manto Sagrado;
- Tchô: parece que nunca vai deixar de ser promessa. Quando está no profissional, mesmo sem torcida, parece sentir o peso da camisa. Prende muito a bola, não tenta a jogada certa. Infelizmente parece que não vai explodir nunca;
- Sheslon: entrou bem e parece que será a melhor opção, por enquanto, para a lateral direita;
- Márcio Araújo: muita correria e pouca inteligência. Falta uma melhor orientação para que ele tente as jogadas certas;
- Lopes: surpreendeu pela ineligência que mostrou ter. Fez boas viradas de jogo, bons lançamentos, boas tabelas. Pecou pela falta de ritmo e de condicionamento físico, mas de repente será o armador até a volta do Renan Oliveira;
- Raphael Aguiar: parece o Márcio Araújo canhoto e um pouquinho melhorado.

Com estas observações, os melhores jogadores formariam este time: Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe, Thiago Feltri (Júnior); Rafael Miranda, Carlos Alberto, Renan, Lopes; Éder Luis e Diego Tardelli.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Será dada a largada!

É claro que o resultado que será obtido neste torneio de verão não poderá representar muita coisa em termos de avaliação do grupo. Mas, sem dúvida alguma, poderá servir para algo muito importante: trazer a Massa de volta para junto do time.

Quando o Kalil assumiu a presidência no final do ano passado, ele disse que a maior contratação dele seria a "Torcida do Atlético". Trabalhar para conseguir este reforço é a principal tarefa dele e ele tem feito isto, tanto que abaixou o preço do ingresso nos últimos jogos do Brasileirão, cortou consideravelmente o número de jogadores no elenco, trouxe um técnico do agrado da torcida e contratou poucos, mas importantes jogadores.

Acredito que o trabalho que está sendo feito é o correto e que esta temporada promete ser um novo marco na vida do "Grorioso".

Títulos podem não acontecer? É claro que sim, afinal, não estaremos disputando sozinhos. Da mesma maneira, os reforços podem não vingar. Mas acredito que a mudança estrutural e psicológica já começou a acontecer. Independentemente de qualquer coisa, acredito já estarmos vivendo uma nova e positiva era.

Sorte ao Galo no Uruguai! Que este primeiro desafio possa ser vencido com méritos e que, na próxima semana, a Massa esteja em Confins para receber o time e festejar a conquista do primeiro título da temporada!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Todo mundo pro Uruguai!

Leão confirmou a convocação para viagem ao Uruguai, incluindo os novos contratado. A idéia é usar os 2 amistosos que o Galo fará lá para completar a preparação da equipe.

O único nome importante que ficará de fora é Renan Oliveira que está com a Seleção Brasileira Sub-20. Ainda temos mais este forço para o time nas competições deste ano.

Segue a lista de relacionados:
- Goleiros: Juninho e Édson
- Zagueiros: Leandro Almeida, Marcos, Welton Felipe, Samuel e Werley
- Lateral-direito: Sheslon
- Laterais-esquerdos: Thiago Feltri e Júnior (sendo que o Júnior deverá atua no meio campo)
- Volantes: Rafael Miranda, Márcio Araújo, Júnior, Carlos Alberto e Renan
- Meias: Tchô, Lopes e Yuri
- Atacantes: Éder Luís, Diego Tardelli, Pedro Paulo e Raphael Aguiar

Júnior tem novo comandante

Não é o goleiro, nem o zagueiro, nem o volante, o meia ou o atacante. É o time de Júnior (categoria de base) mesmo.

Trata-se de Rogério Micale, campeão da Copa São Paulo 2008 pelo Figueirense. É um técnico novo, que fará 40 anos em Março e tem 10 anos de experiência comandando equipes de base. Parece ter sido uma boa contratação. Vamos aguardar os resultados ao longo do ano.

Segue a ficha dele:

Nome: Mário Rogério Reis Micale
Data de nascimento: 28/03/1969
Local: Salvador (BA)

Carreira
1999 a 2001 – Portuguesa Londrinense
2001 – Adap/Jacarezinho
2001 a 2002 – Marcílio Dias
2002 – Adap/Campo Mourão
2002 a 2003 – Londrina
2004 – Portuguesa Londrinense
2004 – Londina Junior Team
2005 a 2008 – Figueirense

Títulos
Campeão da Copa Paulista de Futebol Sub-17 2000 (Portuguesa Londrinense)
Campeão da Copa Jacy Scaff Futebol Sub-20 2001 (Portuguesa Londrinense)
Campeão da Copa Itaguaré Sub-17 2002 (Londrina)
Campeão da Copa Jacy Scaff Futebol Sub-20 2003 (Londrina)
Campeão da Copa Tribuna de Futebol Sub-20 2003 (Londrina)
Campeão dos Jogos Abertos do Paraná 2003 (Londrina)
Campeão Catarinense Sub-20 2006 (Figueirense)
Campeão Catarinense Sub-20 2007 (Figueirense)
Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2008 (Figueirense)

Fonte: www.atletico.com.br

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Leão comanda primeiro coletivo

Começou, dentro de campo, a temporada para o Galo. Com a realização do primeiro coletivo, podemos começar a entender o que o técnico Emerson Leão pretende para o time neste ano.

E a opção feita neste primeiro momento é algo que já poderia ser esperado analisando bem as contratações e o elenco, um "3-5-2". O primeiro time escalado foi: Juninho; Leandro Almeida, Marcos, Welton Felipe; Carlos Alberto, Rafael Miranda, Renan, Junior e Thiago Feltri; Éder Luís e Diego Tardelli. O time reserva contava com: Edson; Sheslon, Werley, Samuel e Raphael Aguiar; Márcio Araújo, Junior Carioca, Tchô, Yuri; Lopes e Pedro Paulo.

O placar do primeiro tempo foi 1x0, gol de Diego Tardelli. No segundo tempo, Carlos Junior entrou no lugar de Júnior e Édson no lugar de Juninho. Outro 1x0 com gol de Carlos Alberto após jogada de Diego Tardelli.

O time deste ano parece bem equilibrado e já apresenta boas perspectivas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Galinho perde outra e é eliminado da Copa São Paulo

É bem verdade que a Copa São Paulo hoje em dia parece mais uma feira de futebol. Lá são expostos produtos (jogadores) que serão negociados com empresários ou clubes do exterior. Já foi a época em que servia para preparar jogadores para subirem para o profissional dos clubes.

Mesmo assim, após 2 derrotas e apenas 1 vitória, o Sub-18 do Galo foi eliminado e nosso presidente demitiu imediatamente técnico e preparador físico. Só pude assitir ao jogo de estréia do Galo e achei o técnico realmente fraco. O time estava mal escalado e, mesmo superior ao adversário, não conseguiu chegar ao gol e acabou sendo derrotado por 1x0.

Com a infraestrutura (obs: já de acordo com a reforma ortográfica) colocada à disposição das categorias de base, acho que o time tinha que entrar nos campeonatos sempre para ganhar, indepentemente da categoria.

Um grande nome para ser contratado seria o de... Marcelo Oliveira! Não sei se isto irá acontecer e nem se foi premeditado, mas seria muito bom para o time.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Galo acerta com Diego Tardelli e Renan

Agora parece que o time está realmente fechado. Foram contratados:
- volante: Júnior, Carlos Alberto, Renan;
- lateral: Júnior (esquerdo);
- meia: Lopes;
- ataque: Diego Tardelli.

Time que deve ser o base:
Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior (Thiago Feltri); Rafael Miranda, Carlos Alberto, Renan (Serginho), Renan Oliveira (Lopes); Éder Luis e Diego Tardelli.

Ainda compõe o elenco:
- goleiro: Édson, Bruno, Nícolas;
- zagueiro: Marcos, Samuel, Werley;
- lateral: Luiz Gustavo (esquerdo), Marcos Rocha (direito);
- volante: Márcio Araújo, Denílson;
- armador: Tchô, Yuri
- atacante: Marques, Pedro Paulo, Raphael Aguiar, Hudson.

Que Deus abençoe o 2009 do Galo!

Saudações alvi-negras!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Júnior (volante), Carlos Alberto, Renan, Júnior (lateral) e Lopes

Além dos retornos de Thiago Feltri e Éder Luis, o Galo parece ter os seguintes reforços para a temporada 2009:
- volante: Júnior (volante), Carlos Alberto, Renan;
- lateral: Júnior (esquerdo);
- meia: Lopes.
O Renan ainda depende de liberação do São Paulo, mas tudo indica que ele deverá vir mesmo.

O time melhora em relação ao do ano passado, mas ainda está carente de jogadores com mais qualidade, além de não termos um "atacante matador" (o Hudson pode vir a ser este jogador, caso repita as atuações da época de Juvenil).

Pelo andar da carruagem, se tudo se confirmar, o time base da temporada deverá ser:
Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior (Thiago Feltri); Rafael Miranda, Carlos Alberto, Renan (Serginho), Renan Oliveira; Éder Luis e Lopes.

Se entrosar, é um time que pode ser campeão Mineiro, que deve parar numa semifinal de Copa do Brasil e que deve pensar em Libertadores durante um tempo, mas que vai se conformar com a Sulamericana.

Espero que consiga algo mais que isto. Mas, pelo passado recente e perspectiva de futuro, já está de bom tamanho.

Renan pede ao São Paulo para ser liberado

Volante jovem, formado nas categorias de base do São Paulo, sem chances com o técnico Muricy Ramalho e com uma vontade enorme de vestir a camisa do Galo. Será que tem alguma coisa errada aí?!

O Renan parece que gosta do estilo do Leão e se dá muito bem com ele. Ele tem dado declarações de que quer vir jogar no Galo e que não vaio acertar com outro time que o São Paulo escolher.

Já até torço para que ele venha e que se destaque positivamente por aqui. Respeitando o Galo, a Massa se encarrega do resto.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Volante e meia-atacante a caminho do Atlético

O Leão solicitou a contratação de jogadores para as seguintes posições: um armador que atue pela esquerda, um volante, um atacante, um lateral-direito e um goleiro.

Dois dos jogadores pedidos parecem estar chegando: Carlos Alberto e Lopes. Ambos os jogadores têm um histórico polêmico. Lopes já foi pego em exame anti-doping (uso de cocaína), tinha ligação forte com baladas, depois da grande fase que viveu no Palmeiras nunca mais esteve em forma e, coincidentemente, ganhou uma chance em 2004 no Santos quando o técnico era uma tal de Emerson (Leão). Poderia até ser um grande nome, mas acho difícil.

Já o Carlos Alberto, que completará 30 anos no final de Janeiro, foi campeão sub-20 em 2003 com a Seleção Brasileira... Exatamente, mais um caso de "gato" do nosso futebol. Depois de um processo em 2006 ele confessou que havia nascido realmente em 1978 e não em 1983 e foi punido. Pagou com suspensão de 6 meses e 100 cestas básicas (em troca de outros 6 meses).

Faltam o centroavante, o
lateral-direito e o goleiro. Já sugeri alguns nomes como os de Cafu e Itamar (lateral e atacante, respectivamente), mas um goleiro está difícil. Aliás, atacante parece que o Galo já arrumou um: Hudson. Este menino fazia muitos gols no Juvenil e foi pouco aproveitado no Júnior. Talvez seja o cara.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mais sugestões

Ainda não troxeram mais ninguém para montar o time. Não sei se a diretoria já pensou nisto, mas tenho mais uma sugestão: troca por empréstimo do Leandro Almeida (fim Dez/2009) pelo André Lima (fim Mai/2009) e Richarlysson (fim Dez/2009).
Não gostei foi de ouvir boatos como Vandinho pro ataque e Júnior pra lateral esquerda.