quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Arbitragem

Já começou a choradeira do lado de lá da Lagoa com a arbitragem. O Kalil deu o grito depois do clássico e os árbitros pararam de colaborar com elas. Foram 3 jogos e 4 expulsões celestes, sendo 3 delas em 2 jogos pela Libertadores.

Agora a imprensa já está questionando. Vamos ver como será no domingo, mas eu aposto em outro 11x10 (talvez até 11x9).

Campeonato Mineiro

A vitória contra o Rio Branco foi boa porque conseguimos os 3 pontos. Mas deixou evidente, mais uma vez, uma carência deste time que ainda está longe de ser resolvida: armação.

Tenho dito que é necessário buscarmos o camisa 10, mas ainda não vi nada neste sentido ainda nos bastidores. Quando eram 11 jogadores contra 11, o Rio Branco estava todo fechado e não conseguimos chegar com perigo. Após a expulsão do Carlos Júnior, o time se abriu e nos deu a oportunidade de jogar. Aí perdemos inúmeras chances de gol.

Kalil, o camisa 10 é para a pré-temporada 2009! Anda logo!

Sobre o próximo jogo, o Leão deve experimentar o jovem Kléber de centroavante. Nos jogos que vi da base, o Marcos Arthur fez melhor este papel. Mas vamos aguardar, pois é uma variação importante que precisa ser testada.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Continua a luta!

O Alexandre Kalil está adotando uma postura mais serena ao fazer as denúncias contra a arbitragem.

Parece que ele está recebendo a devida orientação jurídica. Ele tem medido as palavras ao apontar os suspeitos e falar sobre os motivos que o fizeram se manisfestar publicamente.

Desta maneira, ele se comporta como presidente de uma instituição séria e decente, que está vendo práticas irregulares de mercado comprometerem o sucesso da mesma. Assim, não há como taxá-lo de "velho bobo e babão" perdendo, a mídia, o poder de contra-argumentação.

Esta questão de beneficiamento claro que é dado ao outro time tem que ser apurada e esta palhaçada tem que acabar.

Eu quero outro clássico ainda no Mineiro porque tenho certeza que o Atlético vencerá todos os demais jogos deste ano. Vamos acabar com a festa da família Gazela!

Parabéns, Presidente!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

E o clássico ainda não acabou!

Parece brincadeira, mas tem gente ainda tentando tirar o foco dos problemas que envolvem o futebol mineiro. A imprensa não tem sido isenta e demonstra claro apoio ao time dos Oliveira Costa.

Não há como negar que os erros da arbitragem no clássico influenciaram o resultado da partida. Quando um juiz que já foi vetado outras vezes pelo clube começa um jogo comentendo um erro grotesco daqueles e depois comete uma sequência de erros menores, o time já fica desequilibrado. É claro que a condução da partida definiu o placar, que só não foi pior porque o time teve garra e encorporou o espírito de luta vindo dos gritos da torcida (que foi a única a ser ouvida no Mineirão).

Quanto ao veto feito ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro, também entendo que o Kalil está correto. O fato dele ser subordinado (estagiário de juiz) a um funcionário daquele time (vice-presidente do conselho) cria, ainda que potencialemente, uma condição de pessoalidade e subordinação. Desta maneira, os atos que ele vier a praticar ficarão sob suspeita, mesmo que aparentemente não tenham sofrido influência desta relação empregatícia. Parafraseando sentença do juiz André Leite Praça sobre anulação do concurso da PGM pedida pelo MP, diria que à arbitragem não basta ser legítima, mas paracer legítima também.

Não temo por efeitos colaterais negativos porque acredito que justiça existe e deve ser sempre feita.

Só espero a contratação de um camisa 10, um goleiro e um centroavante (todos de alto nível) para ter a certeza de que os títulos virão neste ano.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Mais uma vez

De novo roubado! Todo jogo é a mesma palhaçada. Sempre as meninas do lado de lá da Lagoa são beneficiadas pela arbitragem.

Isto tem que ter um fim. Não da para ver as coisas assim. Não vi um jogo neste ano onde aquele timinho tivesse vencido de maneira regular. Isto tem que ser cobrado porque futebol tem que ser jogado dentro de campo. O extra-campo só pode interferir quando é como a Massa fez mais uma vez hoje, dando show nas arquibancadas e apoiando o time.

Espero que o Kalil tome as devidas providências para acabar com esta palhaçada e que os torcedores também façam a cobrança.

Parabéns pela luta de hoje! O time mostrou que está no caminho certo!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Elenco limitado

Logo num clássico não teremos elenco suficiente para completar o banco? Muito estranha esta história de machucar antes de um clássico...

Não sei o que o Leão tem em mente para conseguir colocar 18 jogadores neste clássico. Se ele colocar todos que têm à disposição, ficaria com 3 zagueiros no banco. Não acho que isto é o melhor a se fazer.

Se eu fosse ele, escalaria o seguinte time: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior; Carlos Alberto, Júnior Carioca, Renan, Yuri; Éder Luiz e Diego Tardelli. E o banco ficaria assim: Édson; Marcos, Werley, Tiago Feltri; Márcio Araújo; Raphael Aguiar e Marcos Arthur.

Colocaria o jovem atacante Marcos Arthur por causa das suas características: forte, faz bem o papel de pivô, tem condições para o jogo aéreo. Neste caso, se o Leão precisasse mudar a característica do time para buscar uma vitória, bastaria sacar um volante (preferencialmente o Renan) e colocá-lo. Aí, o Tardelli que sabe sair mais da área, que é mais técnico e inteligente que os outros, ajudaria o Yuri na armação. O time ganharia em ofensividade sem perder em marcação.

Mas já seria bom o Galo buscar logo um "camisa 10" que é a posição que melhor resolveria os problemas que temos hoje. E não pode buscar quantidade agora também porque, até o meio do ano (cerca de um terço do Brasileirão disputado), teríamos 31 atletas à disposição (vontado de empréstimo, contusão e os atuais).

E, para não perder o costume do "pitaco", um bom nome para esta camisa 10 seria o do Lincoln, que está no Galatasaray...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Na medida

Eu pedi um 3x0 ontem. Mas como o péssimo bandeira (acho que o Jair Albano Felix) foi incompetente o suficiente para não ver que o Danilo estava impedido, o Uberaba acabou marcando um gol. Aí, o Galo precisou fazer o quarto.

O time começou muito bem, pressionando o adversário, ligado no jogo e os 3 primeiros gols sairam naturalmente. Naturalmente da inspiração daquele que tem feito jus ao título de craque que carrega. Realmente o Tardelli está fazendo a diferença e se mostra diferente. Espero que esta grande fase dure o tempo suficiente para nos dar títulos e dinheiro!

Após a marcação do 3º gol e também da saída do Lopes, o time tentou cadenciar um pouco o jogo e começou a errar muitos passes. O Tchô, que entrou no lugar do Lopes, mais uma vez não conseguiu mostrar o futebol dos treinos e, apesar de ter feito o último gol, chegou a irritar a torcida.

Coincidentemente após a saída do Tchô e a entrada do Júnior Carioca, o time voltou a acertar os passes e controlar o meio de campo. Isto não é apenas sentimento meu, é estatística do jogo. Então, insisto que o Leão precisa rever esta situação e colocar o Júnior Carioca no time. Ainda mais porque próximo jogo já é o clássico.

O problema é tentar uma escalação pela primeira vez. Mas eu tentaria, mesmo assim, o seguinte time: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Carlos Alberto, Júnior Carioca, Yuri e Lopes; Éder Luis e Diego Tardelli. Neste caso, o Carlos Alberto ficaria por conta do Wágner e o Júnior Carioca de olho no Ramires.

Com esta escalação e pelas características do adversário, talvez o Éder Luiz consiga finalmente aparecer positivamente no jogo. Arriscando um placar, diria que seria 3x1: "1" porque todo jogo os juízes erram em favor dos nossos adversários; "3" porque acho que o Éder Luiz vai fazer 1 e como o Tardelli sempre faz 2...

Ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-Tardelli neles!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Novo ídolo!

Confirmando as apostas até o momento, finalmente temos a maior contratação do ano em Minas (e talvez até dos últimos anos) e um jogador diferenciado no nosso time.

Trata-se de Diego Tardelli. Ele chegou meio que sem querer, pois foi negociado sem saber. Mas, trabalhando com o Leão, logo se acostumou com a idéia e desde o primeiro coletivo já vem se destacando.

Há muito tempo não via no Galo alguém com personalidade, que chamasse a responsabilidade para si e que desse conta do recado. Foi pênalti?! Ele pega a bola, vai lá e marca. Sobrou na área, cara a cara com o goleiro?! Caixa! Precisa prender a bola, limpar o lance, virar o jogo?! Ele sabe e faz. E agora a mais nova: o jogo ficou complicado?! Arruma uma falta na entrada da área.

Com grande variedade de jogadas, inteligência, técnica, habilidade, dedicação e profissionalismo, ele já larga na frente como craque do ano no Brasil. Espero que continue assim porque aí, Seleção Brasileira, títulos, premiações e contrato milionário serão realidades ainda para este ano.

Ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-ta-Tardelli neles!

Vitória, sequência e clássico

Como havia comentado no último post, a vitória contra o Social seria o único resultado possível. E foi o que aconteceu. 3 gols, 3 pontos e Tardelli neles!

O time começou a se soltar um pouco mais. O entrosamento começa a aparecer e a evolução física também. Mas ainda vejo problemas no meio de campo. O Leão está insistindo com o Carlos Alberto e o Renan quando outros jogadores parecem estar em melhores condições. Entendo que estes foram os jogadores que ele indicou e está apostando neles, mas daqui a pouco chegam os clássicos e as decisões e o time já precisará estar bem evoluído. Mas o erro maior ainda é a lentidão na ligação com o ataque. O meio de campo está lento nesta função e não está explorando bem a velocidade dos atacantes.

Acredito que esta sequência de jogos e treinos esteja seguindo o planejamento e o time está evoluindo conforme previsto. Só parece ser preciso focar um pouco mais no meio de campo.

Espero que o jogo de hoje não traga emoções extremas para o clássico. Não espero nem uma goleada e nem (muito menos) um empate ou uma derrota. Outro 3x0 hoje seria o placar ideal. Assim chegaremos domingo sem salto alto e sem crise também para podermos voltar à normalidade e interromper esta sequência sem vitórias.

Time: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Márcio Araújo, Renan, Yuri e Lopes; Éder Luis e Diego Tardelli. A escalação do Yuri para este jogo parace adequada. Ele sai mais para o jogo e poderá auxiliar o Lopes, ficando o time mais ofensivo. Torço pelos 3x0!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

2 pontos

O Mineiro 2009 já está caminhando para a terceira rodada. O Galo por enquanto só marcou 2 pontos. É preciso ter calma pois este time ainda está se formando, muita coisa mudou do ano passado para cá. Mas vencer o Social no próximo sábado é o único resultado possível.

As contratações, com exceção do Tardelli, ainda não conseguiram produzir muito. Aliás, o Tardelli vem confirmando que veio como a maior contratação do futebol mineiro para esta temporada mesmo. Só não conseguiu marcar no jogo com o adversário mais temível que temos. Sim, no clássico contra o mequinha a Massa estava lá. E mesmo estando sempre do nosso lado, ela também assusta os próprios jogadores do Galo. Mas no dia 11/02 o peso da estréia diante da Massa terá passado e ele atuará como nos outros jogos.

Não estou muito preocupado com a evolução do time do Galo porque parece ser algo inevitável. O que pode preocupar é a maneira como nossos rivais estão conseguindo mostrar seu futebol. Nos 2 jogos que venceu neste Mineiro, 4 gols sairam de jogadas claramente irregulares: 1 penalti que não existiu (e consequente expulsão do zagueiro adversário), 2 gols com jogadores em posições irregulares e um gol com o centroavante fazendo falta. 4 gols e 2 pontos conquistados de maneira irregular. A diretoria do Galo precisa pressionar a FMF para que isto pare de acontecer.

No mais, segue o pitaco para o time de sábado: Juninho; Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e Thiago Feltri; Carlos Alberto, Júnior Carioca, Renan (Yuri) e Lopes; Éder Luis e Diego Tardelli.