segunda-feira, 30 de março de 2009

Lateral

E o Leão continua correndo riscos... Cadê o Marcos Rocha, Leão?! Pare de inventar, Werley é zagueiro.

Desde que o Marcos Rocha saiu do time, o Tardelli não marca mais gols. E nossas jogadas pela ponta direita acabaram.

É preciso ser mais simples: Juninho; MARCOS ROCHA, Leandro Almeida, Marcos, Júnior; Rafael Miranda (Júnior Carioca), Renan, Carlos Alberto, Lopes; Éder Luis, Diego Tardelli;

Obs: - O Marcos está se recondicionando e, por isto, joga mais que o Welton Felipe;
- Renan jogou bem. Parece que o problema era físico;
- Renan Oliveira não se acertou ainda e talvez tenha se machucado mais sério. O Lopes entrou bem;
- Assim que o Fabiano tiver condições de jogo, deve ganhar a posição do Rafael Miranda (ou do Júnior Carioca).

quinta-feira, 26 de março de 2009

"A mão que afaga é a mesma que apedreja"

É, bem se pode ver que Augusto dos Anjos tinha razão. E eu que acabei de afagar, vou apedrejar.

Por que o Leão escalou o Werley ontem? O Marcos Rocha não estava no banco? Se tiver sido uma decisão técnica, vou aqui criticar. Não tinha nada que fazer isto. O único lateral-direito que temos (e, diga-se de passagem, que tem jogado bem).

Espero que o Leão entenda que agora não é hora mais de experiências. Precisamos é de títulos. E, para isto, teremos que usar o que tivermos de melhor.

Para conquistarmos o Brasileirão, acho que vamos precisar de 1 reserva para o Marcos Rocha e dois titulares: um goleiro e um camisa 10.

Leão, nada de invenções, viu?!

101 Anos de raça!

Podem rasgar a calcinha à vontade! Falem que é exagero cumprir a regra do futebol o quanto quiserem porque a liderança é nossa!

Antes dos jogos de ontem, o Zezé Gazella participou do bastidores e, no único pedaço do programa que eu ouvi, ele disse que estariam roubando o time azul-calcinha todo jogo, que o Galo estaria sendo beneficiado em todas as rodadas. Disse também que ele estaria de olho na arbitragem, mas que o problema dele era o time deles e não o nosso.

Aí acaba o jogo e ele vem dizer que não aconteceu nada em Ituiutaba que justificasse dar os 5 minutos de acréscimo. Uai, mas ele não tem que tomar conta do time dele? Será que ela assistiu ao jogo do Galo para ter tanta certeza?

Mesmo que tivesse assistido, time da casa ganhando do líder do campeonato é assim mesmo: todo mundo cai, alguns gandulas desaparecem, outros andam atrás da bola que saiu para devolvê-la, cobrança de laterais e de faltas demoram o triplo do tempo. Isto sem contar com as 6 substituições, das quais 4 aconteceram com o segundo tempo iniciado, ou seja, pelos critérios da FIFA seriam necessários 2 minutos de acréscimo só aí.

Então que chorem mesmo. Já disse aqui que o Galo este ano não perde mais para elas. Nem jogo, nem campeonato.

Parabéns diretoria por ter agido e inibido a quadrilha que nos assaltava! Parabéns jogadores pela vontade demonstrada até que o árbitro apitasse o final da partida! Parabéns Leão por trazer de volta o espírito centenário de raça aos jogadores do nosso Glorioso alvi-negro! Parabéns Galo pelos 101 anos de história, de amor e de raça!

Agora é continuar rumo aos títulos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Falando em roubo na FMF, vejam só o que aconteceu...

A Federação Mineira de Futebol anunciou na tarde desta quarta-feira o nome do novo presidente da Comissão de Arbitragem da entidade: Jurandir Gama Filho. Ele é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, formado em Educação Física. Ele substitui José Eugênio, que tinha sido nomeado como presidente interino após a renúncia de Lincoln Afonso Bicalho na última segunda-feira.

Não querendo fazer parecer que exista algum relacionamento entre os fatos, mas o Kalil denunciou que havia uma quadrilha na FMF. Entre os chefes estaria o Licoln Afonso Bicalho. Na noite da segunda-feira ele pediu demissão para tratar de problemas de saúde. Na madruga de terça para quarta, R$ 1.000.000,00 foram roubados dos cofres da federação...

Vejam cobertura no site do superesportes: http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/005/template_esportes_005_119513.shtml

Muito difícil este nosso país!

terça-feira, 24 de março de 2009

Lincoln Afonso Roubalho?!

Após um clássico que marcou uma sequência de erros de arbitragem em vários jogos que, coincidentemente, sempre favoreciam a um mesmo clube (um certo clube de camisa azul-calcinha da capital mineira), o Kalil falou pelos cotovelos e disse que haveria uma quadrilha na Federação Mineira de Futebol. A parte atingida fez uma reunião, mas não se mostrou muito indignada com as declarações.

Um mês se passou e nada foi feito. E parecia mesmo que não seria feito, até que o presidente deste clube favorecido mandou uma carta pedindo a renúncia do presidente da comissão de arbitragem. E não é que nesta hora ele pediu demissão? Será que havia mesmo uma quadrilha? Será que as investigações que começaram a ser feitas se aproximaram de descobrir alguma verdade e a melhor solução seria desmontar a quadrilha para montar outra depois?

Não sei o que aconteceu, mas sei que a diretoria do Atlético precisa se manter firme nesta linha e continuar investigando. Esta atitude de ontem soou como uma evidência maior de que realmente existe algo errado. E muito errado!

Blog do Líder

É, demorou mas chegou. Desde aquela palhaçada que assistimos no Mineirão dia 15/02 que justiça precisava ser feita. E foi!

E não foi feita de maneira irregular. Irregular é não expulsar o goleiro que comete um pênalti após ser driblado, sendo o último jogador da sua defesa e em posição perpendicular bem ao meio do gol, ou seja, chances mais que claras de gol.

Mas veio. Com um gol "meio-que-sem-querer" (sem querer mesmo só gol contra) e outro contando com desvio no zagueiro. A liderança é nossa por mérito, assim como o título também será.

Só queria chamar atenção do Leão para a nossa carência de criação no meio de campo. Apesar da entrada do Júnior Carioca ter melhorado a qualidade dos volantes, ainda ficamos carentes de armadores. A bola chega sem qualidade ao ataque.

O Renan Oliveira ainda não deu a esperada (por muitos) qualidade à armação. Eu particularmente continuo achando que o Renan Oliveira não é o camisa 10 de que precisamos. Já sugeri alguns nomes aqui e espero que a diretoria esteja trabalhando para conseguir contratar um que consiga reslver este problema.

Também é bom lembrar que precisamos de um lateral reserva e, pela insegurança que passa à torcida, talvez o Juninho também precise ser substituído.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Desfalques contra o Villa

Como Marcos Rocha e Renan são desfalques certos para o "clássico" contra o Villa, o Leão terá que mexer no time.

Acredito que ele tentará o 3-5-2, provavelmente com a seguinte escalação: Juninho; Werley, Leandro Almeida, Welton Felipe; Márcio Araújo (ala, revesando com o Carlos Alberto), Júnior Carioca, Júnior, Carlos Alberto (ala, revesando com o Márcio Araújo), Renan Oliveira; Éder Luis e Diego Tardelli.

Eu tentaria um 4-3-3 com a seguinte escalação: Juninho; Márcio Araújo, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior; Júnior Carioca, Carlos Alberto, Renan Oliveira; Éder Luis, Trípodi e Diego Tardelli.

O Márcio Araújo jogou um bom tempo de lateral no Galo e, com a presença do Júnior Carioca (que reforça bem a marcação), o time pode ficar mais ofensivo. Quem sabe alguém não vê este pitaco?

Momento na temporada

Time em ascensão, artilheiro da temporada, defesa (apesar de tudo) equilibrada, técnico e diretoria competentes e do agrado da Massa. Uma fórmula que tem tudo para dar certo.

Acredito que estamos no caminho certo. Espero que o time continue assim e que fatores extra-campo, principalmente os que não têm relação alguma com o Galo (árbitros, federações, tribunais, imprensa, etc.) ofusquem e impeçam o sucesso que tem tudo para ser conquistado com trabalho.

Sei que temos carências na equipe, mas o time tem demonstrado conjunto e condicionamento físico surpreendente, o que faz uma enorme diferença em termos de futebol brasileiro.

O Galo continua sendo grade!

Eulaema atleticana

Uma rara espécie de abelha encontrada exclusivamente na mata atlântica brasileira, descoberta pelo biólogo André Nemésio, pós-doutorando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi batizada com o nome de "Eulaema atleticana".

Não conheço a pessoa e nem a abelha, mas parabenizo a iniciativa. É mais uma demonstração de que a paixão pelo Glorioso Alvinegro é completamente diferente de tudo que se possa imaginar. Quem mais teria a capacidade de demonstrar sempre seu amor, até mesmo no exercício de uma atividade profissional em nada relacionada ao futebol, senão o atleticano?

Sugestão de matéria a respeito do assunto (com entrevista e tudo):
http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/002/template_esportes_002_118646.shtml

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ano de 2009

Após iniciar o ano com dificuldades, o Galo vai arrumando a casa. Se na pré-temporada tinha que entrar até o preparador físico para completar o time, atualmente sobra gente nos coletivos, mesmo com o DM lotado. Os seguintes atletas estão na equipe principal:
- Goleiro: 03
Juninho, Édson, Bruno;
- Zagueiro: 05
Leandro Almeida, Welton Felipe, Marcos, Werley, Samuel;
- Lateral-direito: 02
Marcos Rocha, Sheslon;
- Lateral-esquerdo: 02
Júnior, Tiago Feltri;
- Meio-campo: 12
Carlos Alberto, Júnior Carioca, Rafael Miranda, Serginho, Renan, Márcio Araújo, Fabiano, Renan Oliveira, Lopes, Tchô, Yuri, Chiquinho,
- Atacante: 10
Éder Luis, Diego Tardelli, Kléber, Alessandro, Trípodi, Pedro Paulo, Raphael Aguiar, Carlos Júnior, Hudson, Marques,

Time referência do Leão atualmente: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior; Carlos Alberto, Renan, Márcio Araújo; Éder Luis, Diego Tardelli, Kléber.

Meu time referência: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe, Júnior; Júnior Carioca, Carlos Alberto, Márcio Araújo, Renan Oliveira; Éder Luis, Diego Tardelli.

Se todos os jogadores estivessem à disposição:
Titulares: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Samuel, Júnior; Júnior Carioca, Carlos Alberto, Serginho, Renan Oliveira; Éder Luis, Diego Tardelli.
Reservas: Édson; Sheslon, Welton Felipe, Marcos, Tiago Feltri; Rafael Miranda, Renan, Fabiano, Lopes; Alessandro, Kléber.

Acredito que as perspectivas para este ano são muito boas. O time parece ser bem equilibrado, com reservas praticamente do mesmo nível dos titulares e alguns jogadores diferenciados, como Tardelli e Júnior.

Jogo de GV

Pena que o Carlos Alberto fez um gol, senão eu acertaria o placar.

O time foi até bem, mas ainda acho que erra muitos passes. Saindo Kléber e Renan e entrando Júnior Carioca e Renan Oliveira, o time fica mais consistente. Mas o Leão não dará o braço a torcer.

Outra coisa preocupante é a cabeça do Welton Jr. Baiano Felipe. Ele tem uma excelente estrutura física para zagueiro e precisa ser bem trabalhado para que a cabeça permita desenvolver seu potencial.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Jogo em Governador Valadares

Depois de ver o time reserva vencer o titular com destaque para o jovem Renan Oliveira, o Leão mudou o time no segundo coletivo, que passou a ter a seguinte escalação: Juninho; Marcos Rocha, Leandro Almeida, Welton Felipe e Júnior; Renan, Márcio Araújo, Carlos Alberto e Renan Oliveira; Éder Luís e Diego Tardelli.

Eu particularmente acho que o Renan Oliveira não é o camisa 10 que precisamos, mas ele pode se dar bem com este ataque rápido que temos (Éder Luís e Diego Tardelli).

Outra coisa é que dizem que o Renan até jogou bem no último jogo, mas ainda acho que o Júnior Carioca tem que jogar. Mas o Leão nem tem ousado colacá-lo mais nos jogos porque o time melhora muito, aí ele fica sem ter como explicar.

O Galo já está quase no ponto. O time não fará feio na temporada, mas precisa acertar alguns detalhes para fazer bonito.

Para este final de semana, aposto em mais uma vitória: 3x0.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Resultados

A experiência do Leão colocando o Kléber de pivô parece não ter dado o resultado esperado. O time venceu bem, mas não acredito que a atuação do jovem atacante tenha sido decisiva.

O que valeu foi sabermos que podemos contar com ele como parte do elenco. Mas continuo achando que a camisa mais abandonada é a 10... O Renan Oliveira deverá estar de volta em Governador Valadares, mas, na minha opinião, ele não é o autêntico armador. Pode até ser que se dê bem, já que o ataque é rápido e se movimenta bem. Mas...

Muitos acharam que o Renan fez sua melhor partida no sábado, mas ainda prefiro o Júnior Carioca jogando por ali. O Leão não pediu a contratação dele e por isto ele não tem sido aproveitado. Não concordo com este tipo de atitude, já que o Atlético deveria estar acima disto tudo.

Sobre o jogo de domingo, o placar até que foi justo. Mas vejam meu último post: "Vamos ver como será no domingo, mas eu aposto em outro 11x10 (talvez até 11x9). ". Não é que eu acertei?! É Kalil, abra seu olho com esta arbitragem!