sexta-feira, 31 de julho de 2009

Taffarel no Galo?!

O time de júnior chegou à final da Taça BH de Futebol Júnior, após uma partida de muitas limitações técnicas, mas de muita superação, como é tradição alvinegra. Os meninos estão aprendendo desde cedo que precisam dar a vida se for preciso quando o assunto é Galo!

Mas é importante abrir um comentário para um jogador em especial: Renan Ribeiro. Não é só porque ele defendeu 4 penaltis nas disputas contra Botafogo e Grêmio (2 em cada partida) e foi fundamental na classificação para a final. Este é um jogador formado nas divisões de base do Galo e com presença constante nas Seleções de Base.

Será que é muito cedo para já começar a falar de Taffarel?! Bom, com esta idade o maior goleiro que este país já teve, também já defendia muito penalti nas competições por aí (até em Olimpíada). Falta uma carreira inteira ainda pela frente, mas alguma coisa já pode ser dita.

Lembro muito bem quando, em 2006, a Itatiaia fez uma reportagem com, se não me engano, Levir Culpi, sobre a parceria do Galo em Ribeirão Preto que estava trazendo bons jogadores para cá. E o objetivo era falar do Diego (Alves) que estava em grande fase. Aí o Levir disse que o trabalho lá na formação de goleiros era muito forte. Que, inclusive, eles tinham lá era uma escola de goleiros mesmo.

Nesta reportagem foi dito que o Atlético já tinha o substituto do Diego. Era um menino de uns 15 anos que já media quase 1,90m e tinha vindo de Ribeirão Preto também. Ele já era observado pela Seleção Brasileira e era tecnicamente muito bom, praticamente pronto. O nome deste menino: Renan Ribeiro.

Hoje ele já tem títulos com o Atlético e com a Seleção Brasileira na base e acaba de colocar o Galo em mais uma final. "A promessa" vai virando realidade. Como estamos em um momento de transição de goleiros, acredito que no próximo ano ele irá aparecer como grande destaque. É preciso dar todo o apoio para ele porque este investimento para certo. "Feijão sem bicho", como diriam.

Parabéns, Renan!

Tropeços...

Apesar de ter visto vários erros de arbitragem nos principais jogos de interesse do Galo nestas 2 últimas rodadas, acho que o time tem que superar isto e fazer a sua parte.

Espero que a torcida não compareça abaixo da média. A Massa tem que demonstrar a sua força e levar o time à vitória contra o Coritiba.

Depois deste jogo, teremos pelo menos 10 dias de preparação para enfrentarmos o Palmeiras e recuperarmos a liderança ou nos isolarmos nela (dependendo do que acontecerá na próxima rodada).

O Celso Roth tem que preparar bem a cabeça dos jogadores para esta rodada porque tem que ganhar de qualquer jeito. E aproveitar estes 10 dias sem jogo para recuperar jogadores e padrão de jogo perdido no momento.

Ainda estou bem confiante de que neste ano teremos muito o que comemorar.

Estou devendo comentário sobre as contratações finalmente anunciadas, mas o farei em breve.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quando a maré está boa...

Quando a maré está boa, o pão não chega nem a cair!

Vejamos alguns jogadores do Galo, que estão em ótima fase:
- Renan, Júnior e Éder Luís foram dispensados do São Paulo (apesar do Éder ser do Galo, o São Paulo não o aproveitou bem no seu empréstimo);
- Jonílson estava escondido no Botafogo de Ribeirão Preto, caminhando para "fim de carreira";
- Márcio Araújo e Welton Felipe quase foram dispensados pelo Galo;
- Diego Tardelli foi negociado sem saber. Só veio porque o Flamengo viu a possibilidade de ficar livre de uma dívida e aceitou logo.

Até o tal do Wellington Saci que foi liberado pelo Corínthians mesmo o time paulista negociando o André Santos, chegou aqui e entrou muito bem no jogo de ontem.

Ou seja, o nosso pão que sempre caiu com a manteiga para baixo, agora nem cai mais! E que continue assim por muito e muito tempo!

Jeito de campeão!

Temos que tomar o cuidado com os nossos comentários porque sempre haverá uma boa dose de paixão embutida. E a parte racional diz que ainda é muito cedo para tentar adivinhar qual será a nossa colocação no final do Campeonato. Mas algumas observações podem ser feitas durante a disputa.

O time do Galo tem demonstrado um jeito de jogar que nos faz lembrar os times campeões. Tanto a parte da qualidade técnica da equipe, quanto as partes tática, física e até mística. É, mística sim. Aquela conhecida sorte de time campeão tem comparecido sempre nos nossos jogos.

Vejam o jogo de ontem. O Aranha fechou o gol. Isto pode ser visto como "todo grande time começa por um grande goleiro" mas também pode ser visto como um time que tem muita sorte, porque a bola não entra ali de jeito nenhum.

Aí o jogo estava difícil, 0x0 no primeiro tempo e o Aranha começando a se destacar na partida quando o "Sobrenatural de Almeida" entra em campo. Sim, porque o gol do Serginho foi obra do além. Ele cabeceou de um jeito que a bola sairia a uns 3 metros do gol, se saísse. Mas, ao bater no chão, a bola simplesmente se virou para o lado do gol. Como que isto seria possível pelas leis da física?

E o gol do Tardelli? O Thiago Feltri "roubou" a bola e cruzou mal para a área. O Tardelli se posicionou para chutar de pé direito e... a bola bate na sua coxa esquerda e entra!

Tanto no primeiro quanto no segundo gols do Galo, a parte tática funcionou: pressão na saída de bola, roubada de bola e cruzamento para elemento surpresa dentro da área. Mas o "Sobrenatural de Almeida" colaborou com os gols também.

A sorte é elemento merecido para quem faz a sua parte. E o Galo tem demonstrado que o time foi bem montado, que o trabalho tem sido bem feito (trabalho tático, administrativo, técnico e motivacional), que existe cumplicidade de torcida, comissão técnica, jogadores e diretoria, e que os resultados obtidos até o momento são justos.

Espero que o "jeito de campeão' permaneça, porque eu quero muito comemorar este e outros títulos que poderão vir!

Homem Aranha!

Falhando temos que criticar. Mas se fizer uma ótima partida, temos que elogiar. E ontem ele foi simplesmente demais!

O Aranha teve participação excelente no jogo, fez defesas de alto grau de dificuldade, com boa saída do gol e reposição de bola. Foi o nome do jogo na oponião de todos que acompanharam a partida e fez por merecer. Parabéns e continue assim que a Massa agradece!

Obs: sinceramente ainda não me convenceu, apesar dos seus ótimos últimos 135 minutos. Quando a bola vai na direção do gol do Galo, eu ainda rezo para todos os deuses de todas as religiões para tirá-la de lá. Mas que o Aranha "pegou" muito ontem, "pegou"...

quinta-feira, 23 de julho de 2009

19ª rodada: previsões

O Galo conseguindo as 2 vitórias seguidas agora em casa, eu vejo a seguinte classificação após a 19ª rodada:
1 Atlético-MG 39
2 Internacional 33
3 Palmeiras 32
4 Corinthians 31
5 Goiás 29
6 Vitória 29
7 São Paulo 29
8 Grêmio 28
9 Santos 27
10 Barueri 26
11 Flamengo 24
12 Santo André 24
13 Avaí 23
14 Botafogo 23
15 Cruzeiro 22
16 Atlético-PR 21
17 Sport 20
18 Coritiba 20
19 Fluminense 19
20 Náutico 19

6 pontos de vantagem no final do primeiro turno já pode ser considerado 90% de chance de ser campeão.

Time

Ontem o Galo anunciou a contratação do atacante Rentería. Pelo nível do jogador, podemos imaginar que alguém está de saída lá na frente.

Mas pensando apenas em fatos concretos, vamos dar uma repassada no time:
- Principal: Aranha; Carlos Alberto, Werley, Welton Felipe, Tiago Feltri; Jonílson, Serginho, Márcio Araújo, Júnior; Éder Luis e Diego Tardelli.
- Secundário: Renan Ribeiro; Alex Bruno, Marcos, Thiago Cardoso; Marcos Rocha, Renan, Wellington Saci, Evandro, Renan Oliveira; Alessandro e Rentería.
- Completam o elenco: Édson, Bruno (G); Sheslon* (LD); Samuel* (Z); Chiquinho, Tchô (M); Pedro Paulo, Marques*, Pedro Oldoni, Kléber, Júlio César (A).
* Jogadores que estão no departamento médico.

Vejo o time principal firme na disputa pelo título Brasileiro e o time secundário capaz de brigar pelo título da Sulamericana. Acho que o Galo poderia adotar esta estratégia, porque a possibilidade de ganharmos o Campeonato Brasileiro é real e não podemos deixar este título escapar.

Gordura

A rodada de ontem foi positiva para nós. Palmeiras, Inter e Barueri somaram 0, 1 e 1 pontos respectivamente. Porém destes, só o Inter jogou em casa (e foi um clássico contra o São Paulo).

Ao que tudo indica, os gaúchos estão demonstrando que perderam força para seguir na luta e uma provável mudança de técnico deverá acontecer lá nas próximas rodadas. O Palmeiras vinha embalado com o Jorginho, mas o Muricy vai começar lá semana que vem, o que pode significar um período de adaptação do elenco e perda de pontos. Já o Barueri é franco atirador, o que vier é lucro.

Hoje deveremos ter novamente um público acima de 50.000 pagantes. E isto deverá se repetir no domingo contra o Goiás. O time do Galo precisa entrar com concentração total para buscar os 6 pontos nestas 2 partidas seguidas em casa porque estes 2 jogos serão os decisivos para as nossas pretensões e poderão determinar a sequência fundamental para a campanha do título.

A hora é de aproveitar o embalo da Massa, disparar na ponta e acumular mais gordura. Este ano está com "cheiro de título" aqui em Minas...

Para refletir...

O futebol é um esporte diferente no Brasil. Na nossa cultura, ele está relacionado a uma espécie de religião, tamanha a influência que tem na vida das pessoas. E talvez por isto, alguns cuidados precisam ser tomados.

Em se tratando de futebol mineiro, tenho absorvido algumas informações de uma maneira mais crítica. Vamos elencar algumas e refletir um pouco.

Uma entrevista do empresário do atacante Kléber (cruzeiro) foi publicada recentemente. Segundo ele, a decisão do jogador de voltar ao Brasil para jogar em BH foi tomada em reunião feita com o presidente do clube e o Governador do Estado. Nesta reunião ficaram acertados tempo de contrato, valores e tudo mais.

Os clássicos disputados no Mineirão, têm o vestiário principal destinado sempre à equipe cruzeirense, independentemente de quem é o responsável pelo mando de campo. No primeiro clássico deste Campeonato Brasileiro, o Galo quis fazer valer o mando de campo e ficar com 10% da carga de ingressos. Após tudo resolvido, a PMMG entrou no caso para se dizer incompetente para garantir segurança em jogo de uma torcida só. E ficou de responder se conseguiria fazer a segurança no segundo jogo (que deverá ocorrer em 10/10), mas todos já sabemos qual será a resposta.

Na vitória do Galo sobre o São Paulo, foram exibidas imagens dos gols argentinos na final da Libertadores. No dia seguinte, Zezé Perrela teria 'pedido' a demissão do responsável pela exibição das imagens no telão (lembrando que o jogo era do Galo).

Em sete anos de gestão do nosso Governador, o cruzeiro foi campeão 5 vezes do campeonato regional.

A grande dúvida que paira no ar é se o governador Aécio Neves tem participado mais do que deveria no assunto futebol. Fica muito estranho ele participar de reunião para contratação de jogador, do Estado assumir incompetências que notoriamente não tem, dos 'pedidos' do time do seu coração serem 100% atendidos enquanto os de outros não são, dos pedidos que são ou não atendidos não terem justificativa social clara, enfim, fica a incerteza se o interesse particular não estaria prevalencendo sobre o interesse público coletivo.

São questões para refletir...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Júnior Baiano

É, feliz foi quem apelidou o Welton Felipe de "Júnior Baiano". Eles são muito parecidos mesmo.

Fisicamente, é fácil perceber a semelhança. Ambos são altos, fortes, mesmo tom de pele, corte de cabelo parecido... Parecem irmãos mesmo.

Mas a semelhança maior é a do futebol. O Welton Felipe começou meio atrapalhado, perdido, talvez um pouco assutado por jogar em um time grande, frequentemente "metia os pés pelas mãos". Agora, ele está parecendo aquele Júnior Baiano que foi treinado pelo mestre Telê no São Paulo. É técnico, bem posicionado, não perde uma dividida, sai jogando com facilidade. Um típico jogador de Seleção Brasileira.

Espero que o Dunga esteja vendo os jogos do Galo, que o Celso Roth continue dando as devidas orientações ao nosso zagueiro e que o time continue bem armado.

0 x 0 no Barradão

Empate no Barradão, grandes sustos, chances perdidas. O que fica de bom é a liderança, que persiste. Agora, estamos acompanhados dos paulistas.

Sobre o time, alguns comentários repetidos, como a falta de criatividade do meio de campo e a insegurança transmitida pelo nosso goleiro. Com a ausência do Júnior, o meio campo ficou ainda mais carente. E o ataque, sem o Tardelli, passou em branco (o Alessandro entra bem, mas começa mal...). Já o Aranha, largou tudo que podia. Mas fez boa defesas no segundo tempo e ainda contou com a sorte em alguns lances.

Sobre o revezamento de líderes e a nossa insistência em permanecer na ponta de cima da tabela, fica aí o recado: praticamente um terço do campeonato já disputado e permanecemos líderes, com apenas 1 derrota. Após 12 partidas, parece que a resposta à pergunta nacional "será que o Atlético Mineiro terá folêgo durante o campeonato?" vai sendo dada.

O que pode preocupar é o crescimento do palmeiras e a maneira como o 'curintias' vem somando seus pontos (ajuda do apito amigo). Espero que isto não prossiga e que os pontos possam ser obtidos apenas jogando futebol. E que as posições do final do campeonato sejam muito próximas às de hoje.

sábado, 18 de julho de 2009

O jogo!

Este jogo contra o Vitória é fundamental para a consilidação das pretensões do galo no Campeonato.

O adversário tem 100% de aproveitamento jogando em casa. Derrotá-los lá, mostraria que estamos realmente brigando pelo título. Buscarmos os 3 pontos na Bahia será, sem dúvida, a nossa mais importante tarefa até o momento.

Espero que o trabalho junto ao grupo estejam sendo feitos neste sentido.

Obs: se for o caso, que usem até as declarações do zezé gazella para motivar ainda mais o grupo.

Apostas

Entrando na onda das apostas, segue o meu placar esportivo para o final de semana (95% imparcial, eu juro...):
Fluminense 2x1 Goiás
Palmeiras 2x2 Santo André
Vitória 1x3 Galo
Cruzeiro 2x2 Corinthians
Grêmio 2x0 Internacional
São Paulo 2x2 Santos
Atlético-PR 1x1 Coritiba
Barueri 1x2 Náutico
Sport 3x0 Avaí
Flamengo 1x2 Botafogo

E a classificação:
1 Atlético-MG 27
2 Internacional 23
3 Palmeiras 23
4 Vitória 20
5 Grêmio 18
6 Corinthians 18
7 Barueri 18
8 Santo André 18
9 Flamengo 15
10 Santos 15
11 Sport 14
12 Coritiba 14
13 Goiás 14
14 Botafogo* 13
15 Fluminense 13
16 Atlético-PR 12
17 Náutico 12
18 São Paulo 12
19 Cruzeiro* 11
20 Avaí 10
*1 jogo a menos, a ser realizado no dia 27/08

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cornetagem

O Dunga esteve aqui em BH na partida da final da Libertadores. Será que ele esteve também na partida do Galo?!

Se tivesse ficado e assistido às duas partidas, provavelmente ele consideraria a convocação do Welton Felipe para o lugar do Miranda e do Serginho para o lugar do Ramires. Falta cerca de um mês e meio para a próxima convocação e eu não me espantaria se visse estas alterações na lista...

Desfalque

Na próxima partida teremos um adversário difícil pela frente. E ainda não teremos um craque em campo. Diego Tardelli cumprirá suspensão em Salvador.

Mas acho que o Galo está em um momento de excelente condicionamento físico e absoluta obediência tática. Com isto, grupo acaba ficando homogêneo. Tardelli é melhor individualmente se comparado ao Alessandro, mas ambos podem ter um rendimento tático semelhante. Esta é a aposta que o Celso Roth tem feito para acreditar que levará este time a brigar pelas primeiras colocações no final do campeonato. E eu aposto junto com ele.

O time deverá voltar ao 4-4-2. Acho que o Renan não deve voltar à equipe, somente o Márcio Araújo. Aí o time deverá ser: Aranha; Carlos Alberto, Werley, Wélton Felipe e Thiago Feltri; Jonílson, Serginho, Márico Araújo e Júnior; Éder Luis e Alessandro. O Celso Roth tem sido muito coerente nas suas decisões, por isto acredito nesta formação (com dúvida somente entre Serginho e Renan. Mas o Serginho mostrou ontem que é jogador do Galo e vai brigar para chegar à Seleção).

Cavalo Paraguaio continua na ponta!

Sim, estão todos insistindo na argumentação de que não teremos fôlego para chegarmos bem colocados no final do campeonato e de que somos o "Cavalo Paraguaio" deste ano. Todos, menos os atleticanos. Estes apostam do títluo ao 5º lugar.

Sinceramente acho que seja realmente cedo para falarmos onde exatamente cada um irá chegar no campeonato, mas já passou tempo suficiente para fazermos nossas apostas com mais critério. Inicialmente eu havia considerado o Galo chegando em 3º. Mantenho a aposta, mas com uma tendência muito grande a melhorar esta colocação em 2 posições.

E por que em 2 posições? Além de ver o time jogando como campeão (nenhuma vitória veio por acaso), ainda existem outras razões para esta avaliação. Tenho visto vários comentários sobre elenco. Na minha opinião, nenhum time tem elenco privilegiado. Quem perde jogadores em uma posição, depois justifica a derrota por este motivo, ou seja, os reservas não estaria à altura dos titulares.

Outra coisa é a janela de transferências internacionais que irá se abrir em breve. Não vejo o Galo com badalação suficiente para perder jogadores (graças a Deus!) e, por isto, o time não perderia tempo na competição. Já outras equipes tidas como favoritas, estão de olho na possibilidade de fazer caixa logo.

Espero que continuem desconsiderando a possibilidade de boa colocação do Galo neste campeonato, porque aí, quando acordarem será tarde demais!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lição aprendida?!

Espero que sim, pelo menos do lado de cá da Lagoa. Ontem tivemos uma aula de futebol no Mineirão, para quem quer aprender como se ganha um campeonato. E eu espero que o Celso Roth, o Kalil e os jogadores do Galo tenham assistido e aprendido.

Ontem vimos um time com 100% de aproveitamento em casa, recheado de craques, melhor elenco do mundo, preparado para ser campeão, time copeiro, decidindo em casa e com a torcida toda a favor. Será que vimos foi isto tudo mesmo?!

O time argentino nos mostrou mais uma vez que futebol pode se ganhar dentro de campo. Eles vieram para serem campeões e foram.

Torcida?! Craques?! Time imbatível?! Torcida apaixonada e incentivando o time o tempo todo?! Que nada! Campeão de véspera não existe no futebol!

Os argentinos vieram aqui concentrados, mostraram que se houver determinação, seriedade, equilíbrio, organização, calma, qualquer obstáculo pode ser superado.

O recado que deixo à diretoria do Galo é o seguinte: aprendam com o jogo de ontem. Disciplina tática, condicionamento físico, equilíbrio emocional, concentração, entrega, luta, garra e força de vontade são fundamentais. Mas para ser campeão tem que lutar até o final, ter segurança, pelo menos um craque e uma boa dose de malícia.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A dança dos técnicos

Segue levantamento interessante realizado pelo globo.com: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL1227739-9827,00.html

Os times não fazem o planejamento adequado e ficam em situação desconfortável nos campeonatos. Aí, sempre sobra para o técnico. Muitas vezes eles são ruins mesmo, mas a culpa de terem assumido a vaga um dia não é deles.

É preciso que os clubes aprendam a tratar o futebol de maneira mais profissional porque o momento atual exige isto. Futebol virou um dos negócios mais lucrativos do mundo e, por isto, não tem mais espaço para desorganização, amadorismo e 'politicagem'.

A salvação dos clubes está na profissionalização dos cartolas, ou seja, administração profissional e limpa e não política e suja.

Mais clássico

Não sei o porquê desta conversinha fiada de time reserva. Este jogo já faz parte da estatística e o placar foi 3x0.

Na história, não se descontam os jogos onde o juiz definiu o resultado. Nem outros fatores como viagem desgastante, disputa de outra competição que tirou o foco do time, time diferente do principal escalado, "pirraça" de jogadores contra técnico ou diretoria por causa de salários atrasados ou horário de treino, chuva, vento, campo, temperatura, pressão. O que conta é o placar. E ele foi bem claro: 3x0.

Que me desculpem meus amigos cruzeirenses com todo este "chororô", mas sou da mesma opinião da Massa e do nosso presidente: o freguês voltou!

domingo, 12 de julho de 2009

Clássico: 3x0. Deu Galo na cabeça!

A pressão funcionou. E o freguês voltou!

A Massa entendeu a situação e não foi ao Mineirão. Espero que a pressão continue e que nossos direitos sejam respeitados. O clássico do returno é que será o nosso.

Até o árbitro sentiu a pressão. Ele que sempre erra em lances capitais contra o Galo, hoje errou menos e principalmente acertou no lance da expulsão. Nem a arbitragem hoje conseguiu nos segurar.

Não gostei do jogo foi que o Galo lutou para conseguir abrir a porteira e, quando conseguiu, "meteu o pé no freio". Preferiu "cozinhar" o adversário e ficar no 2x0 mesmo. O terceiro gol foi meio acidental. Em nenhum momento do segundo tempo pressionamos muito. Acho que deveríamos ter aproveitado a oportunidade e aumentado ainda mais nosso saldo de gols. Mas o Roth preferiu guardar para o segundo turno...

Agora é o Kalil continuar atento, reforçar a equipe nesta janela que se abrirá mês que vem trazendo os dois reforços mais importantes neste momento: um meia e um goleiro.

Outro detalhe agora é mudar a contagem: há dois jogos não perdemos um clássico! Segura essa!

sábado, 11 de julho de 2009

Clássico

O Roberto Abras ontem passava a escalação que ele acha que seria a mais prudente. E ela coincide com a minha.

Também falou sobre o movimento nas bilheterias. Disse que estava preocupado porque era bem abaixo da média dos clássicos, o que deveria representar um público pagante pequeno. Eu estou é feliz porque isto pode significar que a Massa entendeu a situação. Se os gazelas têm força política nos bastidores, que se virem com ela. Com o nosso direito e o nosso dinheiro não!

Ademais, estão falando que temos que aproveitar a oportunidade porque o Mineirão será fechado por uns 3 anos. Ora, nós já estamos acostumados demais com a nossa casa e ainda teremos cerca de 15 jogos no Mineirão só pelo Brasileirão 2009, onde um deles será o VERDADEIRAMENTE NOSSO clássico.

Neste jogo do returno, espero ver o time ocupando o vestiário principal, à direita das cabines de rádio e TV. E a Massa estará lá presente como sempre para se despedir do clássico no "velho" Mineirão, além de acompanhar o time que caminhará para o título nacional depois de longos 38 anos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Apito amigo

O Galo está mostrando que perdeu mesmo as forças nos bastidores do futebol. Paulo César de Oliveira é mais uma demonstração que os Perrela é que realmente mandam no pedaço.

É muito triste ter que passar por isto. 99% de chance de estarmos aqui na segunda-feira reclamando do jogo.

Time para o clássico

Espero que o Celso Roth não invente nada. O time tem que ser: Aranha; Marcos Rocha, Werley, Welton Felipe e Thiago Feltri; Renan, Jonílson (Serginho), Márcio Araújo e Júnior (Evandro); Éder Luís (Alessandro) e Diego Tardelli. Onde Serginho, Evandro e Alessandro, seriam as opções para o segundo tempo.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Clássico nos bastidores

Infelizmente temos que adimitir: as gazelas têm força política!

Incrível o que fizeram com o clássico do domingo próximo. Vamos analisar:
- Mando de campo do cruzeiro;
- Custeio do cruzeiro;
- Renda do cruzeiro;
- 90% de carga de ingresso para o cruzeiro;
- Público pagante: 10.000 pessoas.

Ou seja, a diretoria do cruzeiro obrigou a polícia vir à imprensa e assumir uma incompetência para que o acordo pudesse ser desfeito e pudessem salvar a bilheteria. Dividindo os ingressos "meio a meio", o público pagante aumenta em mais de 30.000 (ou cerca de R$ 600.000,00). É a torcida do Galo pagando as contas dos adversários!

E ainda ficaram com a promessa de analisar a mudança de túnel no clássico do returno. Balela! Vão assumir de novo a incompetência e dizer que não conseguem garantir a segurança. O futebol mineiro está sendo resolvido na força política! Temos que acabar com isto.

Espero que a Massa não vá ao clássico de domingo. E que se revolte (pacificamente, no sentido de mostrar sua insatisfação e exigir justiça) para que esta palhaçada acabe por aqui. O Atlético e a sua imensa torcida têm que ser respeitados. Chega de resolver nos bastidores, no tapetão!

Ingressos com carga maior para o mandante e túneis escolhidos pelo mandante já! O estatuto do torcedor tem que ser respeitado!

Coisas estranhas...

Acho muito estranhas algumas coisas que têm acontecido na imprensa. Uma delas é a maneira de analisar o desempenho dos times nas competições.

Todo mundo da imprensa tem questionado se o Galo terá fôlego para chegar bem ao final do campeonato com este elenco que tem. Mas por que outros teriam e nós não?

Vamos pensar sobre o assunto colocando uma outra ótica para discussão:
- Times que disputaram 2 competições neste início de campeonato e suas posições:
- 1) Internacional-RS
- 4) Palmeiras-SP
- 10) Corinthians-SP
- 13) Cruzeiro-MG
- 14) São Paulo-SP
Todos eles já usaram time titular e misto. O que faz deles muito melhores que os outros? Cruzeiro e São Paulo por exemplo estão a 2 pontos do "G4 de baixo".

Já ouvi comentários como "o Atlético tem carências em todas as posições. Quem é o lateral-esquerdo do Atlético, por exemplo?! Se o Júnior e o Tiago Feltri ficarem de fora, não tem outro." E quem é o lateral do time celeste? Na formação principal, existe uma improvisação com o Gerson Magrão. Ou seja, ninguém tem 3 jogadores para cada posição mesmo não.

O Galo está se mantendo na ponta de cima da tabela, o que há muito tempo não acontecia. E isto parece despertar ciúmes em grande parte da mídia ou até despreparo, porque a habitual era falar mal do Galo, coisa que não deveria ser possível neste momento.

Eu sei que temos carências e eu mesmo já citei aquelas que eu considero mais graves. Temos que melhorar sim, mas para que possamos ser mais competitivos mesmo e não porque nós sejamos péssimos.

Espero que a Massa continue incondicionalmente apaixonada e sempre apoiando ao Galo. Este ano nós vamos "calar a boca dos profetas do apocalipse", destes "olhos gordos" que estão tentando nos secar. Força Galo!

BH na abertura da Copa de 2014

Vi no blog do Chico Maia (http://blog.chicomaia.com.br/) que o Ministério do Turismo está fazendo consulta popular para saber qual a cidade deverá ser a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Quando ele criou ontem este post, BH estava em 2º lugar. Votei hoje e já estávamos em 1º. Também defendo a idéia da nossa capital ficar com a abertura da Copa 2014. Aliás, acho que o correto seria BH na abertura e Brasília na final.

Peço que votem em BH (a enquete fica no canto inferior direito): www.copa2014.turismo.gov.br

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Luz vermelha

A luz vermelha está acesa para o Galo. Após algumas rodadas na liderança, perdemos a primeira posição justamente em uma partida em casa contra o lanterna da competição.

E este jogo me fez ver mais uma vez que estamos carentes de um meio campo mais criativo e de um goleiro seguro que não tome gols 'bobos' e que faça a diferença.

Já citei aqui uns dois ou três goleiros que teriam condições honrar a tradição alvinegra e pelo menos um meia para fazer a diferença.

Outra coisa que precisamos trabalhar melhor são as cobranças de falta. Precisamos de cobradores eficientes e isto pode vir com muito treino.

Obs: pelo menos voltamos ao tempo onde a luz vermelha se acende quando deixamos de ser líderes.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sulamericana

Saiu o adversário da Sulamericana: Goiás. Se o Galo estiver bem no Brasileirão, como está agora, sugiro levar time B para a competição internacional. Isto não significa abrir mão da mesma. É apenas usar o elenco da melhor maneira.

Alguns comentaristas têm tido que não teríamos elenco para manter o ritmo quando começarem as competições simultâneas para as equipes que terminaram o ano passado em um bloco intermediário e as que terminaram na frente teriam apenas uma competição a ser disputada.

Eu sugiro colocar um segundo time para disputar a Sulamericana também para darmos ritmo de jogo a todo o grupo. Desta forma, um time recomendado para o que temos hoje seria: Renan Ribeiro; Werley, Marcos e Thiago Cardoso; Marcos Rocha, Serginho, Tiago Feltri, Tchô e Chiquinho; Alessandro e Júlio César. Onde Renan Ribeiro, Werley, Marcos, Marcos Rocha, Serginho, Tiago Feltri e Alessandro seriam jogadores que quase sempre estariam relacionados para o Brasileiro também.

Tanto todo o elenco estaria preparado para qualquer necessidade quanto os jogadores ficariam mais focados na sua competição (titular em uma pode ser reserva da outra), podendo talvez desempenhar um papel melhor.

Fica aí a sugestão.